top of page

Desportos individuais 

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

 

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Ciclismo

Ciclismo é a prática de se usar uma bicicleta, seja como esporte ou forma de locomoção.

 

Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O ciclismo esportivo é regido por diversas regras, e geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike ou MTB) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

 

Na modalidade de Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Freeride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Downhill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU).

 

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.

 

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista, e é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar.

bottom of page